Notícias

13/11/2017

Você sabe porquê é feriado dia 15 de Novembro?

Proclamação da República - Benedito Calixto 1893

A data marca o levante político-militar ocorrido no ano de 1889 que derrubou a soberania do imperador D. Pedro II, e pôs fim ao regime monárquico constitucional parlamentarista do Império do Brasil.

No dia 15 de novembro daquele ano, um grupo de militares do exército brasileiro ocupou a Praça da Aclamação, hoje Praça da República, na cidade do Rio de Janeiro que era a Capital do Império do Brasil. O líder do grupo, Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, após destituir os poderes do imperador proclamou o início da forma republicana federativa presidencialista para governar o Brasil, criando assim a República Brasileira.

Naquele mesmo dia foi instituído um governo provisório do qual Deodoro da Fonseca assumiu como presidente da república e chefe do governo e, marechal Floriano Peixoto como vice-presidente. Assumiram ainda como ministros Aristides Lobo, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Campos Sales, Demétrio Ribeiro, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


9 + = 17