Notícias

26/10/2018

Novo cronograma e separação de grupos do eSocial ainda geram dúvidas

Cronograma eSocial atualizado em Outubro/2018

Cronograma eSocial atualizado em Outubro/2018

Quase um mês após a divulgação da Resolução do Comitê Diretivo do eSocial nº 5, em 02 de outubro, ainda é grande o número de dúvidas nas empresas, em especial nas que estavam definidas no grupo com faturamento inferior a R$ 78 milhões no ano de 2016.

A Resolução dividiu este grupo e criou uma distinção com novos prazos em todas as obrigações para as empresas optantes pelo Simples Nacional, Empregadores e Produtores Rurais Pessoa Física e Entidades sem Fins Lucrativos. Estas devem seguir um novo cronograma que inicia em 10 de Janeiro de 2019 quando devem enviar o Cadastro do Empregador e tabelas acessórias.

Já as demais empresas que não optaram pelo Simples Nacional seguem no segundo grupo, porém estre estas as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), poderão enviar suas obrigações também até 10 de Janeiro de 2019, contudo com os dados acumulados de todas as movimentações ocorridas desde 10 de Outubro deste ano.

As empresas que são do segundo grupo e não são ME nem EPP devem enviar suas movimentações de eventos não periódicos normalmente, assim como já vem fazendo desde 10 de Outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para comentar resolva o cálculo abaixo: *